Qual a grama para jardim?
Seja em uma área externa de um edifício, parques ou no próprio quintal, a presença de um jardim traz consigo uma boa aparência e uma naturalidade muito maior do que uma camada de cimento, mas além de flores ou árvores ornamentais, um gramado bem cuidado é indispensável para se conseguir uma boa aparência.
A primeira coisa a se fazer ao se decidir plantar um jardim é uma inspeção e preparação do solo, um terreno inadequado pode rapidamente arruinar seus planos e causar gastos desnecessários.
Qual a grama para jardim?
Deve-se primeiramente retirar pragas, como insetos e ervas daninhas, e checar o solo, um solo arenoso pode ser tratado com a adição de matéria orgânica enquanto um ácido demais precisa ser corrigido com calcário dolomítico.
A escolha do tipo de grama depende de vários fatores cruciais, haverá tráfego de pessoas na área? Qual a quantidade de luz que a grama vai receber através do dia? O local plantado é úmido ou receberá muita água? Todas essas perguntas devem ser feitas com antecedência para se escolher a melhor opção.
Os tipos e suas características
O mercado tem muitos tipos de gramas diferentes, mas alguns dos tipos mais utilizados no Brasil são as gramas: Santo Agostinho, São Carlos, Coreana, Esmeralda e Preta. Cada uma com suas próprias particularidades e necessidades como vamos ver agora.
Grama Santo Agostinho
Recomendada para áreas onde há a presença de grande umidade e com uma boa resistência ao pisoteio, a grama Santo Agostinho é indicada para lugares onde se chove muito, que não recebem muita luz do sol e principalmente para áreas litorâneas, uma vez que a espécie se adapta naturalmente a salinidade do terreno.
Grama São Carlos
Principalmente usada em locais com pouca luminosidade natural, a grama São Carlos, que também pode ser conhecida como grama-tapete ou curitibana, tem um crescimento lento, assim poupando trabalho e dinheiro com podas, e é resistente a pisoteios, fazendo dela uma boa recomendação para jardins residenciais onde há presença de cachorros.
Grama Esmeralda
A grama esmeralda é uma das mais populares para gramados particulares, empresariais e públicos, se desenvolve bem em climas quentes e com alta concentração de luz solar.
Ideal para locais onde há um trânsito pesado de pessoas, como playgrounds ou para lugares onde serão praticados esportes, porém deve-se tomar cuidado com a intolerância desta espécie a secas, aumentando a quantidade de regas necessárias para manutenção.
Grama Coreana
Muito usada em condomínios e outras áreas residenciais, principalmente para projetos de paisagismo, onde há pouco ou nenhum movimento, é uma espécie bem adaptada ao calor, mas que sofre em climas frios, ela também tem um ciclo de manutenção intenso, requerendo adubações regulares, irrigações frequentes e uma exposição constante a luz solar.
Grama Preta
Usada principalmente em projetos de paisagismo a grama preta é usada para fins ornamentais, servindo principalmente como cobertura para o solo e jardins, ela cresce em ambientes ensolarados ou não, porém é uma planta sensível, que precisa de um solo fértil e que tenha uma boa drenagem, adubações regulares e deve ser regada com frequência.
Orçamento de grama Esmeralda e São Carlos
Orçamento de grama por e-mail
ORÇAMENTO Por e-mail
Produtor e distribuidor de grama natural Esmeralda e São Carlos
Produção de grama Esmeralda e São Carlos
PRODUÇÃO
Serviços de grama Esmeralda e São Carlos
SERVIÇOS
Entrega rápida de grama Esmeralda e São Carlos
ENTREGA RÁPIDA