Qual a grama ideal para sombra?
Você sabia que existem diferentes tipos de grama no mercado e que cada uma delas pode ou não ser adequada para o local onde vão ser plantadas? Algumas delas gostam de sol, outras não, outras gostam de muita água e outras não e assim por diante.
Para locais que não têm exposição solar, por exemplo, existe um tipo de grama ideal, que deve ser escolhido muito bem para que ela não morra e que não cause nenhum estrago ao tipo de solo em que ela está plantada também.
Qual a grama ideal para sombra?
Muitas vezes, para quem não está acostumado com esse tipo de escolha, não é uma tarefa fácil escolher a melhor grama para locais que tem muita sombra, considerando, também, que todos os vegetais precisam do sol para realizar a fotossíntese.
Confira, nesse artigo, algumas das principais características que uma boa grama para sombra deve ter, considerando os diversos fatores envolvidos em sua plantação.
Não é apenas sobre a estética
Ao querer plantar grama em um local, deve-se levar em considerações inúmeras características que vão muito além da beleza do tipo em questão. Questões climáticas, como se a grama irá sobreviver às condições que ela será exposta devem ser levantadas antes de realizar a sua compra.
A umidade também deve ser pensada, pois algumas pedem por locais mais úmidos e com menos sol, enquanto outras pedem por um ambiente mais seco e mais exposto aos raios solares.
O tipo de solo e o local em que ela será plantada também são questões de extrema importância, pois nem todo solo é adequado para receber grama e nem toda grama é adequada para os diferentes tipos de solo.
As características principais de uma boa grama para sombra
Para que a grama resista em ambientes de sombra é preciso que ela seja resistente à ausência de luz e de calor. Porém, esse não é o único fator que deve ser levado em conta antes de escolher a grama desejada.
É de extrema importância entender que não existe nenhum tipo de grama que resista e sobreviva a sombra total, sendo esse um fato que causa muita confusão, pois não é porque existe grama na sombra que ela resistirá à completa escuridão.
É necessário analisar então se a área a ser gramada possui pelo menos um pouco de incidência solar, para que você não tenha problemas depois de plantar.
Pense também em quais ações essa grama irá sofrer: se depois de plantada ela irá ser muito pisoteada por pessoas, animais, veículos, etc.? Se a resposta for sim, é necessário investir em uma grama que seja resistente a esse tipo de tração.
Além de tudo, conhecer o tipo de solo em que a grama será plantada pode fazer toda a diferença, pois se ele for rico em nutrientes como potássio, fósforo e nitrogênio é provável que a grama sobreviva por mais tempo.
De acordo com isso, algumas gramas disponíveis no mercado são a Grama São Carlos, que se adaptam tanto ao sol pleno quanto a locais de meia sombra e possuem resistência média a pisoteios.
A grama São Carlos Plus, que difere da primeira pelo fato de ser altamente resistente as pisadas. E a Grama Santo Agostinho, que se adapta tanto em sol pleno quanto em meia sombra e é mais comum em regiões serranas, praianas e no litoral.
Orçamento de grama Esmeralda e São Carlos
Orçamento de grama por e-mail
ORÇAMENTO Por e-mail
Produtor e distribuidor de grama natural Esmeralda e São Carlos
Produção de grama Esmeralda e São Carlos
PRODUÇÃO
Serviços de grama Esmeralda e São Carlos
SERVIÇOS
Entrega rápida de grama Esmeralda e São Carlos
ENTREGA RÁPIDA